FANDOM

Adult Swin (Como sua logotipo [adult swin] e/ou [as]) é um canal televisão para jovens e adultos. O canal na verdade compartilha seu horário com o Cartoon Network das 20h às 6h nos EUA, com práticas semelhantes em outros países.

A programação é composta de animações seriadas e curtas-metragens americanos, incluindo originais, que se destacam pela liberdade criativa e falta de censura. Além deles, também são apresentadas séries japonesas (anime), OVAs e longas-metragens nesta mesma linha. Os desenhos do canal, apesar de não possuírem conteúdo extremamente erótico e/ou violento, em sua maioria possuem linguagem e temáticas adultas. Os programas são voltados para o público maior de 16 anos, em contraste com a programação pré-adolescente que o Cartoon Network apresenta durante o dia. Os intervalos comerciais são pontuados por vinhetas, piadas e comentários curtos, apresentados simplesmente como letras brancas em fundo preto, que promovem uma interação do canal com as manifestações do seu público por via online ou carta, muitas vezes usando formatação própria da internet e conteúdo bem humorado.

O Adult Swim voltou a ser exibido nas madrugadas do TBS Brasil a partir do dia 2 de novembro de 2014, com duração de tempo de uma hora ou começando normalmente às 0:25 da noite até 1:30. Atualmente, o canal passa mais duas reprises nos dias apresentados, sempre por volta das 3:00 e às 7:00. No canal I-Sat é exibido todos os dias por volta da 1:00 e tem duas horas de duração. No Brasil!

O bloco estreou no Brasil no dia 7 de outubro de 2005 às 23:00, inicialmente com os desenhos Harvey Birdman, Attorney at LawAqua Teen Hunger Force e Clone High. Em pouco tempo, conquistou grande popularidade. A programação original era exibida das 23:00 à 1:00, com subsequentes reprises à 1:00 e às 3:00.

A versão brasileira do Adult Swim deu continuidade a um projeto iniciado em 2004 na programação normal do Cartoon Network, que consistia em exibir animações curtas durante a programação feitas por cartunistas nacionais consagrados, como Caco Galhardo (Pequeno Pônei), Adão Iturrusgarai (Aline), Laerte Coutinho (Overman) e Glauco (Geraldão).

Sem qualquer aviso aos telespectadores, a partir de 24 de fevereiro de 2007, o bloco passou a ser exibido a partir da 1:00, com apenas uma reprise às 3:00. Especula-se que a mudança foi devida a reclamações de que chamadas do bloco eram exibidas em desenhos de classificação livre depois das 22:00, o que seria inadequado aos menores de 18 anos. Em 1º de junho de 2007, o canal ainda aboliu a reprise durante a madrugada.

Em março de 2008, o bloco saiu do Cartoon Network e foi transferido para o canal I-Sat, onde foi apresentado até 29 de outubro de 2010, quando foi encerrado devido à baixa audiência no horário apresentado e à baixa disponibilidade do canal no Brasil, bem como seu conteúdo impróprio. Após 4 anos de hiato do bloco no Brasil, o Adult Swim volta a ser exibido no canal TBS e, em abril de 2015, o bloco volta a ser exibido pra toda a América Latina e Brasil através do canal I-Sat.

Em outubro de 2014, a Turner anunciou a volta do bloco ao Brasil: no dia 2 de novembro, através do canal de comédia TBS Brasil. A principal diferença da nova versão do Adult Swim da América Latina e Brasil para a versão americana é a ausência de animes, além de um conteúdo menos rude. A exibição conta com duração de tempo de até uma hora, começando normalmente às 0:25 até a 1:00. No canal I-Sat, é exibido todos os dias por volta das 3h00. Num primeiro momento, o Adult Swim exibe as animações já conhecidas pelo público, como Aqua Teen Hunger ForceSealab 2021 e Space Ghost Coast to Coast. As séries Robot Chicken e Harvey Birdman, Attorney at Law entram no bloco em dezembro de 2014. Mais adiante, outras séries são adicionadas a programação, como The BoondocksMr. Pickles e Black Dynamite.

A partir de 5 de abril de 2015, o canal I-Sat voltou a transmitir o bloco para toda a América Latina e Brasil, sendo que, no caso do Brasil, o horário de exibição é à 1:00, devido ao sinal do canal ser compartilhado com diversos países da América Latina, e ter horários baseados no México. O bloco no I-Sat tem duas horas de duração, tanto no Brasil quanto na América Latina.

[Adult Swim]

História

O nome Adult Swim vem de um anúncio usado em piscinas públicas para designar horários em que o uso deve ser feito somente por adultos, e as crianças são impedidas de nadar.

O bloco foi criado por uma série de tentativas para transmitir desenhos de temática adulta ao Cartoon Network nos horários noturnos. Space Ghost Costa a Costa foi um dos primeiros desenhos que eram transmitidos em horários diurnos antes de mudar para o Adult Swim em 2001, sendo que o desenho foi lançado em 1994.

Durante uma manhã de dezembro de 2000, os desenhos Aqua Teen Hunger ForceSealab 2021Harvey Birdman, Attorney at Law e The Brak Show foram transmitidos sem aviso prévio. Todos são produções da Ghost Planet Industries (hoje, Williams Street). Todos os desenhos haviam sido listados em "Programação Especial".

No primeiro logo, o círculo permanece, porém, com o título de "Adult Swim". Esta segunda versão foi a inspiração para o atual logo do bloco, sem a cor vermelha das letras.

As vinhetas da primeira versão do Adult Swim consistiam em pessoas idosas nadando nas piscinas, sempre na voz gritante de um salva-vidas, um instrutor ou instrutora, alguns com regras da piscina, chamadas para os próximos desenhos e etc. O bloco se encerrava com um trecho dos adultos saindo da piscina. A rede é programada pela Williams Street, uma divisão da Turner Broadcast Network, que criou o Toonami e Miguzi.

Dentre os primeiros programas exibidos pelo novo canal, estavam Home MoviesAqua Teen Hunger ForceSealab 2021Mission HillUndergradsHarvey Birdman, Attorney at Law e Clone High. O primeiro anime transmitido pelo Adult Swim foi Cowboy Bebop, em 2 de setembro de 2001.

Na versão brasileira, o bloco que estreou em 2005, seguiu a mesma linha do Adult Swim americano de 2003. Algumas partes das vinhetas eram respostas de cartas, algumas de otakus que criticavam o bloco por não conter animes. Em resposta, o bloco dizia que existe o Toonami (outro bloco extinto) para a transmissão dos animes. Nos EUA, o estilo de vinheta foi mudado em 31 de março de 2014, mudando para cenas de paisagens, animais e objetos com o logo do bloco, algumas vezes, escondido, sempre com músicas do estilo dubstep, entre outras. O estilo de logo deixou de ser o clássico preto e branco para ter um estilo mais misturado com as paisagens que o bloco tem.

Devido ao grande sucesso do bloco nos EUA, versão brasileira do Adult Swim chegou em 7 de outubro de 2005 no Cartoon Network. Desenhos como Home MoviesAqua Teen Hunger ForceSealab 2021 foram os primeiros a serem transmitidos no bloco. O Adult Swim segue um estilo de programação semelhante ao Nick at Nite, sempre em horários noturnos, porém, com produções exclusivas da Williams Street para o bloco.

No início de 2006, o bloco, em parceria com a Ancine, passou a transmitir em seus comerciais curtas de cartunistas consagrados. Caco Galhardo (Pequeno Pônei), Adão Iturrusgarai (Aline), Laerte Coutinho (Overman) e Glauco (Geraldão) eram as atrações nacionais do bloco nos intervalos. No ano seguinte, em 24 de fevereiro, o bloco passou a ser transmitido à 1:00 sem aviso prévio. Especula-se que foi devido a uma série de críticas ao bloco por transmitirem desenhos adultos num canal infantil.