Fandom

Cartoon Network Wiki

Cartoon Network Brasil

899 páginas
Nesta wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar
Páginas em construção. Editar

Cartoon Network Brasil é um canal de televisão por assinatura brasileiro pertencente a Turner Broadcasting System (subsidiária da Warner Bros.). Possui geração própria e exibe a sua programação em língua portuguesa do Brasil. Exibe principalmente conteúdo animado para todas as idades. A sede do Cartoon Network fica em Atlanta, Estados Unidos, e o escritório brasileiro esta sediado na cidade de São Paulo e uma sucursal no Rio de Janeiro no bairro do Rio Comprido.

Foi por muito tempo, o canal por assinatura com mais audiência. Ele atualmente, é influenciado pelo Cartoom Network Latino, que

Eras Editar

O canal Cartoon Network (simplesmente abreviado como CN) está presente no Brasil desde 30 de abril de 1993. Desde então, dedica-se exclusivamente a exibição de desenhos animados produzidos nos Estados Unidos. Recentemente a exibição de desenhos de outros países também é comum, incluindo produções brasileiras - Como a Turma da Mônica, que transmite pela América Latina - . Quando a audiência da televisão por assinatura brasileira começou a ser medida anos atrás pelo Ibope, foi constatado que o canal era e ainda é o mais assistido da televisão paga brasileira. Há alguns anos o Cartoon Network começou também a exibir e produzir live-actions.

Seus intervalos comerciais de anúncios de sua programação, são dublados do inglês, e por isso, segue o mesmo padrão de estilo americano, que mudou seu estilo várias vezes, podendo ser divivido em "eras".

Desde o dia 15 de setembro de 2014, o Cartoon Network renovou em sua programação um novo formato de tela, dando uma nova versão ao formato Widescreen Anamórfico (16:9) e a tornando mais alta e fornecida com a versão Standard. Além do novo formato de tela, o canal também apresenta a Classificação Indicativa no topo da tela, quando começa algum programa.

Era Checkerboard Editar

Logotipo oficial do Cartoon Network Brasil, usado entre 30 de abril de 1993 a 31 de dezembro de 2004.

Nessa era do canal, havia quadrados em forma de xadrez em suas vinhetas, e um fundo todo xadrez onde era exibido clássicos como Looney Tunes,The Flintstones,Popeye, entre outros, além dos desenhos do What a Cartoon! Show que eram O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, As Meninas Superpoderosas. Eles sempre se moviam, mudando o que tinham dentro (desde bolinhas pretas a embalagens de espinafre, que faziam lembrar claramente de que se tratavam de Popeye). No final formavam a palavra Cartoon Network também exibindo bumpers hilários de "Daqui a pouco" e "Vem aí".

Era Powerhouse Editar

Nesta era, os tradicionais quadrados da antiga identidade foram deixados de lado e passaram a se focar em cenas de desenhos normais. Praticamente toda a identidade visual foi feita como se fosse um desenho animado. Obviamente, foram inseridos, em várias vinhetas, cenas estrelando os personagens dos desenhos exibidos pelo canal naquela época. O fundo das vinhetas sempre tinha uma cor predominante, geralmente cores fortes, e variavam de acordo com o horário e o tipo do programa. O nome da era é por causa da melodia Powerhouse que era sempre tocada durante as vinhetas e chamadas do canal. Muitos consideram essa era, a melhor do canal, onde a programação variava-se em clássicos, animes e produções originais. Em 2000, o canal resolveu homenagear os 500 anos do Descobrimento do Brasil, para isso encomendou ao estúdio do animado Daniel Messias uma série de curtas protagonizados pelos personagens do canal.[4]

Era City Editar

Considerado a melhor era do canal estreou em 14 de junho de 2004 nos Estados Unidos da América, o canal reformulou suas vinhetas para a imagem de uma cidade como se vários personagens das produções exibidas pelo canal morassem juntos. Mudou também seu logo que antes dizia Cartoon Network e passou a dizer apenas CN. No Cartoon Network Latin America, que inclui o Cartoon Network Brasil, a Era City estreou em 1º de janeiro de 2005 e terminou em 6 de agosto de 2010, a era mostrava diversos comerciais, envolvendo seus personagens atuais e clássicos em vários locais da cidade. No dia 18 de dezembro de 2006, após receber a notícia da morte de Joseph Barbera, o canal, em respeito, pôs uma última homenagem a seu criador. Exibiu uma foto de Joseph em um fundo preto com a legenda: "Quando falamos de personagens como Scooby-Doo, The Flintstones, The Jetsons e Tom and Jerry, você só sente estes personagens quando os criamos. A magia estava ali e funcionou. Sentiremos a sua falta". A era city se consagrou por conta de suas excelentes vinhetas e bumpers e por exibir uma mistura de desenhos clássicos,antigos e novos. Assim, a Boomerang passava os Clássicos, o Tooncast passava os antigos e

Era Toonix Editar

Logotipo utilizado durante a era Toonix do Cartoon Network Brasil desde 6 de agosto de 2010 até meados de 2011.

O Cartoon Network América Latina e Brasil passou a usar em uma vinheta (Nova cara, novo Cartoon Network) o seu rebrand e uma identidade visual semelhante aos Noods do Cartoon Network dos EUA, onde se consistia num cenário branco, protagonizado por bonecos que podem assumir várias cores ou personagens do canal. Porém, em comparação com os Noods americanos, são chamados de Toonix e os bonecos tem um formato diferente, similares aos avatares homônimos do site do canal. As vinhetas mostram eles num jogo de futebol, que foi uma espécie de teste para o aprimoramento do público e sua aceitação diante da nova identidade, com um logo branco e um preto e branco e seus bumpers cheios de cenas cômicas de um estilo uma tanto diferente o estilo Toonix. Após cinco anos da Era CN City (2005–2010), Cartoon Network resolve reformular a sua programação e logotipo para um totalmente branco e menor em 6 de agosto de 2010. os intervalos, mostram alguns Toonix tocando em uma barra colorida e se tornando a cor que tocaram anteriormente. São semelhantes aos antigos comerciais dos Noods, cuja a única diferença com os daqui são o perfil e o nome de Toonix. A reformulação foi inesperada, e não foi avisada a data para o público anteriormente.

Era CHECK it 1.0 e 2.0 Editar

Logotipo usado desde 1º de Janeiro de 2012.

O canal ganhou uma nova postura nas mãos do estúdio Brand New School, em 2010, de olho no amadurecimento de seu público. O novo logo continua enfatizando as letras "C" e "N", mas os dois quadrados perderam a tridimensionalidade, e remetem a primeira marca do canal, que por sua vez reaparece de forma mais indireta, em chamadas e vinhetas. A fonte dos dois logotipos foi alterada pela primeira vez. Ainda é idêntica a antiga, mas sem o pontiagudo de letras, como "A" e "N". Toda a identidade é dinâmica, colorida, diversificada, lúdica e divertida; fazendo referência a diversos elementos do universo adolescente, compondo grafismos inusitados, coloridos e contemporâneos, sempre fazendo referência ao tradicional visual xadrez do canal. No Brasil, a era Check it estreou em 7 de setembro de 2012 às 6 da manhã, com o "Vem Aí" remodelado de Cartoon Z@um.[5] Mas o logo estreou em 1 de janeiro do mesmo ano.

De setembro de 2012 a agosto de 2014, a Era Check it já contou com 3 versões, sendo que a primeira — atualmente chamada de 1.0, mas na época não tinha nome, já que não havia previsão da versão seguinte chegar à América Latina, sendo que havia pouco tempo que a segunda versão chegara à América e que poderia ser uma versão regional como aconteceu com os Noods, além de poucas pessoas saberem da versão 2.0 — estreou junto com os bumpers e vinhetas oficiais da era, em 7 de setembro de 2012. A segunda versão estreou "secretamente", pois não houve nenhuma propaganda anunciando, e coexistiu com a versão 1.0, mas seu período de atividades e quantidade de vinhetas foram reduzidos. Pode-se dizer que não houve uma Era Check it 2.0 comparando à Era Check it 2.0 americana.

Era CHECK it 3.0 Editar

Nova versão da logo,usada desde 4 de Agosto de 2014 nos Bumpers (vinhetas).

A terceira versão, chamada de 3.0, estreou em 4 de agosto de 2014, às 4 da manhã, com o "Vem Aí" remodelado de Tooncast All Stars, no mesmo dia em que novos episódios e um novo programa de tevê, "Clarêncio, O Otimista". Novos bumpers, vinhetas e um novo slogan/logo/evento/anúncio chamado "Cartoon Network Turbinado", provavelmente anunciando novos episódios, eventos, programas de tevês, apps, entre outras novidades ao longo dos meses.

A era Check it deveria ter estreado em 2013, mas houve um atraso, todavia o website continua tendo relações com a Era CHECK it. A atual era CHECK it apesar de está rendendo bom índices de audiência para o canal não vem agradando muito os antigos telespectadores pelo fato de não serem mais exibidos desenhos originais e clássicos do cartoon fora do bloco do cartoon z@um o que faz com que o canal seja bem criticado nesse sentido pois perdeu quase toda sua essência original e o que fez com que o cartoon network ficasse em 6º lugar no índice geral dos canais pagos ,ficando atrás do Discovery Kids, SBT, Rede Globo e Band.

Era CHECK it 4.0 Editar

Versão atual do logo,usada desde 4 de Agosto de 2014.

A quarta versão da era check it no Brasil estreou oficialmente junto com a do cartoon network Estados Unidos em setembro de 2015 apesar de alguns bumpers dessa nova era tenham aparecido antes disso na programação do canal nos EUA. O logo do canal permaneceu o mesmo da era Check it 1.0 .Os novos bumpers apresentam cores menos vibrantes da Check it 3.0 e apresentam crianças reais de 5 - 12 anos fazendo as chamadas dos desenhos , além de bumpers mais realistas em 3D ,algumas vinhetas apresentam os personagens como emojis ,vários bumpers da era check 3.0 pararam de serem exibidos.

Programação Editar

Por ser um canal destinado ao público infantil, o Cartoon Network quase nunca exibiu programação legendada.

Compilações Editar

Vários programas em um só.

  • Votatoon
  • Cartoon Cartoons
  • Cartoonzaum

Cartoons Editar

Como o nome já diz, desenhos americanos foram exibidos neste canal, principalmente os de produção original. Entretanto, desenhos nacionais foram ganhando espaço no canal e sendo até exibido na América Latina.

Internacionais Editar

  • Chowder
  • O Incrível Mundo de Gumball
  • O Clube das Winx
  • As Trapalhadas de FlappyJack
  • Ben 10: Força Alien
  • Ben 10: Supremacia Alienígena
  • Ben 10 Omniverse
  • Liga da Justiça
  • Liga da Justiça Sem Limites
  • Super Choque
  • O Laboratório de Dexter
  • Du, Dudu e Edu
  • Mansão Foster para Amigos Imaginários
  • A Vida e Aventura de Junipher Lee
  • Andy e seu Esquilo
  • O Acampamento de Lazio
  • O Incrível Mundo de Gumball
  • As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy
  • Sonic Boom
  • Justiça Jovem
  • Apenas um Show
  • Hora de Aventura
  • Meu Amigo da Escola é um Macaco
  • Os Jovens Titãs
  • Os Jovens Titãs em Ação
  • Clarêncio, o Otimista
  • Steven Universo
  • Titio Avô
  • Chaves em Desenho Animado (latino)

Nacionais Editar

  • Irmão do Jorel
  • Historietas Mal-assombradas (Para Crianças Mal Criadas)
  • As Aventuras de Gui & Estopa
  • Sítio do Pica-pau Amarelo
  • Turma da Mônica

Curtas Editar

  • Oscar Oasis

Animes Editar

O Cartoon Network exibiu diversos animes durante seu percurso, assim como o Animax e a Fox Kids, apesar de hoje só exibir Pokémon.

  • Os Cavaleiros do Zodíaco
  • Dragon Ball
  • Dragon Ball Z
  • Dragon Ball GT
  • Naruto
  • As Super Gatinhas
  • Super Doll Licca-Chan
  • Bakugan: Guerreiros da Batalha
  • Bakugan: Nova Vestróia
  • Bakugan: Os Guerreiros Gundenianos
  • Bakugan: O Ímpeto Mechanium
  • Ben 10
  • Pokémon
  • Pokémon Advanced Generation: Diamond and Pearl
  • Pokémon Best Wishes!
  • Pokémon XY
  • Sailor Moon
  • Sakura Cardcaptor
  • Corrector Yui
  • Digimon Fusion

Séries Editar

Muitas séries são latinas (como Chaves) e americanas, pouquíssimas brasileiras, mas quase nunca europeias ou japonesas.

  • Senhor Young
  • ACQ: Confusões ao Quadrado
  • Power Rangers Mega Force
  • Chaves
  • Experimentos Extraordinários

Especiais Editar

  • Cine Cartoon
  • Outra Semana no Cartoon

Filmes Editar

São exibidos no Cine Cartoon (assim como outras emissoras, o Cartoon também tem um programa pra exibir filmes). E agora, o canal planejou e está planejando miniséries e filmes dos desenhos animados exibidos no Cine Cartoon.

Mini-séries Editar

Hora de Aventura: Estaca Zero

Hora de Aventura: Islands

Filmes Editar

Apenas um Show: O filme

Além desses filmes, criados a partir dos desenhos exibidos no canal, Ele exibe filmes da DreamWorks, Warner Bros., DC Comics e outros estúdios de filmes que exibem no canal.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória